Quem sou eu

Minha foto
Brasilia, distrito federal, Brazil
Olá, eu sou Vanessa Brasil fisioterapeuta especialista em saúde da mulher. Neste portal estarão sendo colocados assuntos importantes para a qualidade de vida de todas as mulheres, relacionando a saúde e bem estar. Aproveitem!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dieta do abdômen para mulheres

          Não sou nutricionista, e não estou aqui para passar receitas de dietas milagrosas, esta não é minha função e não sou formada para isso. Mas, recebam esta mensagem como um relato pessoal de uma nova reeducação alimentar pela qual estou passando.
Em novembro de 2010 comecei uma luta contra a balança pela busca desesperada para ficar magra nas ferias de verão, então iniciei pela dieta maluca de ingerir só liquido, depois cortei os carboidratos... E não conseguia perder peso, até que uma amiga me emprestou um livro: A dieta do abdome para mulheres de David Zinckenko e Ted Spiker.
Ao ler este livro compreendi que devo comer as coisas certas, aquelas que vão ajudar o meu metabolismo a queimar a gordura e mão deixar com que eu perca massa magra (os músculos).
Neste livro o autor fala sobre os 11 alimentos milagrosos que ajudam a eliminar a gordura (principalmente a abdominal), até mesmo durante a noite, enquanto dorme. Mas não é só a eliminação da gordura que esta dieta promete, ela ajuda a melhorar o colesterol, a manter a pressão arterial em níveis saudáveis, ajuda a aumentar a massa magra, protege o coração e muitos alimentos também protegem contra o câncer. Todas as questões levantadas pelo autor em seu livro têm o apoio de pesquisas importantes das universidades dos Estados Unidos, o que me leva a crer nos efeitos dessa dieta.
Os 11 alimentos são:
1-    Amêndoas e outras nozes (sementes de abóbora, sementes de girassol e abacate)
2-    Aveia instantânea (cereais ricos em fibras como All Brans)
3-    Azeite de oliva extra virgem (óleo de canola, óleo de amendoim e óleo de gergelim)
4-    Espinafre e outras Hortaliças verdes (vegetais crucíferos como brócolis e couve- de – Bruxelas, hotaliças verdes, amarelas e laranjas como aspargos e pimentões)
5-    Frutas vermelhas (a maioria das frutas, em especial a maça que deve ser consumida todos os dias)
6-    Feijões e leguminosas (lentinha, ervilha e grão-de-bico)
7-    Laticínios ( leite semi-desnatado ou desnatado, iogurte ligth e queijo com pouca gordura como a ricota ou o cottage)
8-    Ovos
9-    Pães e cereais integrais (arroz integral e massa de trigo integral)
10-           Peru e outras carnes com pouca gordura (carne vermelha magra, frango, peixe, moluscos e lombinho canadense)
11-           Whey protein (proteína em pó do soro do leite) este é o único produto que não é comprado no supermercado, deve-se adquiri-lo em lojas de suplementos esportivos.
Além destes 11 alimentos poderosos a linhaça, a manteiga de amendoim ou nutella, o mel, o açúcar mascavo e até mesmo o sorvete light podem ser ingeridos nesta dieta.
A atividade física é importante para quem busca perder alguns quilinhos, e quando se fala em atividade física para emagrecer todos concordam que se deve realizar o treino aeróbico certo? Neste livro o autor diz que é errado... Deve-se aumentar a massa muscular, pois para cada 500 gramas de músculos são necessários 50 quilocalorias por dia, e isso ajuda a eliminar gordura corporal. Mas não significa que se deve deixar o treino aeróbico de lado, o ideal é associar os dois tipos de treino. O pilates é uma das atividades recomendadas pelo livro.
Outro fator importante nesta dieta é a quantidade de refeições diárias, deve ser realizado um total de seis refeições, mas o melhor é que uma vez por semana, em um horário de uma refeição é necessário que se faça uma pausa na restrição alimentar e cair na “forra” saindo da dieta à vontade, para que não se perca o estimulo em perder peso e para que o organismo possa aprender o que fazer com a quantidade de calorias e gorduras que foram ingeridas.
Estamos em março de 2011, ainda não cheguei ao meu peso ideal, mas todos o que estão a minha volta percebem como estou bem mais magra, com um resultado bem mais rápido que o esperado, vejo que estou eliminando gordura e ganhando músculos, estou me sentindo muito bem, mais disposta e cheia de energia!
Este é apenas um resumo do que explica o autor do livro “a dieta do abdômen para mulheres”, quem tiver o interesse de conhecer melhor esta dieta e realizá-la é indicado comprar o livro e é claro, consultar o seu médico e um nutricionista para acompanhá-lo nesta difícil jornada.