A incontinência urinária (IU) é qualquer queixa de perda de urina de forma involuntária. Atinge milhões de pessoas no mundo inteiro, principalmente mulheres, e se enganam aqueles que acham que a IU vem em decorrência apenas do envelhecimento.
A IU atinge mulheres de todas as idades, no Brasil, a prevalência varia de acordo com a população estudada, acometendo entre 20 e 50% das mulheres ao longo de suas vidas. A incontinência urinária de esforço (aquela em que a perda ocorre durante os esforços como, por exemplo, tossir e espirrar) é mais comumente encontrada afetando mais de 50% das mulheres com queixas de perdas urinárias.
A IU interfere na qualidade de vida causando quadros de depressão, prejudicando as mais diversas atividades, causando alterações nas relações interpessoais, sexuais, na auto-estima e na própria percepção de saúde podendo levar ao isolamento social.
Apesar de a IU ser freqüente, a população feminina pouco sabe a respeito de suas causas, como prevenir e o seu tratamento. Além disso, o constrangimento e a dificuldade de encontrar um profissional especializado para esclarecer sobre esta condição faz com que a mulher afetada seja prejudicada pela demora em buscar ajuda.
A fisioterapia possui técnicas para o tratamento de pacientes com IU que podem minimizar ou até mesmo eliminar esta condição com mudanças no estilo de vida e com exercícios para a musculatura do assoalho pélvico (musculatura perineal).
Se você sofre deste problema ou conhece alguém que está passando por esta situação este é o blog certo, mas não se esqueça de procurar um médico e também um fisioterapeuta que sejam especializados em urologia.
Vanessa, esse espaço será importante para um maior conhecimento do nosso corpo! E espero, que seu blog fique cada vez mais rico com textos relativos a nossa saude tanto fisica quanto emocional.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa! Estarei sempre blogada em busca de textos e novas informações!
Fisioterapeuta Vanessa Brasil, obrigado por abrir esse espaço para esclarecimentos a respeito de um tema tão delicado e constrangedor para seus portadores! Ficarei atento a todas as informações colocadas aqui, pois posso passar este conhecimento para as mulheres em minha volta, sem comentar que será de extrema valia para minhas aulas e alunas de PERSONAL TRAINER!
ResponderExcluirMV - TREINAMENTO PERSONALIZADO.